Autores

img_22

 

  • Doutor Moises Chencinski, CRM-SP 36.349;
  • Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Formado pelo CEPAH – Centro de Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia com título de especialista em homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB);
  • Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2016 / 2019);
  • Membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo;
  • Autor dos livros HOMEOPATIA mais simples que parece e GERAR E NASCER um canto de amor e aconchego;
  • Editor responsável pela revista Doses Mínimas, sobre homeopatia;
  • Editor do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo;
  • Autor do blog Eu apoio Leite Materno.

 

 

niver-jan-2-copia

  • Nutricionista Janice Chencinski;
  • Graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1979);
  • Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo (1998/1999);
  • Título de especialista pelo Conselho Federal de Nutrição / Associação Brasileira de Nutrição na área de Nutrição  Clínica Sub-área de Dietoterapia homologado em 08/05/2003;
  • Frequentou Curso Multidisciplinar de Fitoterapia – 15º Congrefito 2010 de março a dezembro de 2010;
  • Formação em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana de março a outubro de 2015;
  • Certificação em Coaching Nutricional pelo Método Lancha de novembro 2015 a fevereiro de 2016;
  • Cursando especialização em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana 2016/2017;
  • Autora do Blog #Euapoioleitematerno.

27 comentários Adicione o seu

  1. Aurilane disse:

    Olá doutor, meu filho tem 4 meses e 21 dias. Meus seios diminuíram e quais não enche mais . meu bebê passa a noite mamando, o pediatra passou só suco de maçã e pêra. Acho que não é suficiente para ele. Posso dar papinha ou outro alimento?

    Curtir

    1. Aurilane, aos 4 meses o ÚNICO alimento recomendável para crianças é o LEITE MATERNO. SUCOS não devem ser recomendados abaixo de um ano de idade. NENHUM DELES, nem naturais. Muito menos, devem ser oferecidos papinhas ou outros alimentos. Busque um BANCO DE LEITE para orientação sobre essa questão da mamada.

      Curtir

  2. Ligiane disse:

    Olá Dr. Moises,
    Olá meninas.
    Amamento a quase quatro meses com muito esforço, mas agora a pediatra e meu médico psiquiatra aconselharam a desmamar porque o psiquiatra aumentou a minha dose de quetiapina e citalopram para 100 e 20 mg respectivamente. Tomo desde a gravidez, só que metade da dose. Sou bipolar e estou entrando numa crise, com muita angústia, ansiedade e insônia, estou com medo de não conseguir cuidar do meu bebe sozinha. No e-lactância diz que esses dois remédios são compatíveis, mas a pediatra mandou parar, principalmente porque eu não faço monoterapia e disseque 4 meses é um bom tempo de amamentação. Fui no obstetra e ele falou que eu devo parar de amamentar e receitou um remédio para secar o leite, disse que eu devo pensar na alegria de ter um filho saudável, mesmo tomando remédio na gravidez e que o mama agora é o menos importante, que eu tenho q estar bem para cuidar do meu filho. Estou ordenhando o meu leite de manhã e jogando fora, muito triste. Comecei a tomar os dois remédios juntos a noite e estou pensando em dar o seio só de tarde e a noite antes de tomar os remédios, pois a concentração de remédio não vai estar tão alta na hora da mamada, pois o pico sérico terá passado. O que mais me preocupa é o citalopram, pois a vida média desse remédio é mais de 30 horas e é excretado bastante no leite, pois Bastante lipossolúvel . Eu estou sofrendo muito por não dar mama para o meu filho, é como se arrancassem meu coração, é algo que amo fazer, nosso momento mais lindo, mas também não posso enche-lo de remédios, que podem ter alguma sequela neurológica, comportamental. São 3 médicos falando para eu parar a amamentação. Será que paro, ou dou o mama a tarde e anoite?! Me ajude. Quero fazer o que for melhor para o meu filho. Estou sofrendo demais com esse dilema!

    Curtir

    1. Ligiane, cada caso é um caso e precisa ser analisado individualmente. Os sites de uso de medicamentos e amamentação, que se baseiam em pesquisas mundiais e em estudos, e não em “achismos” ou “adivinhações”, não contraindica a amamentação em caso de uso da lactante nem com a quetiapina e nem com o citalopran.

      O Manual de Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias – versão 2014 – do Ministério da Saúde do Brasil também compartilha a mesma opinião, colocando esses dois medicamentos como absolutamente seguros no sue caso.

      Mas é fundamental que você converse com um médico, em consulta, para que eles, tendo em mãos essas informações, possam te orientar da melhor maneira possível,explicando para você, através das fontes que eles tiverem, a razão da conduta, que não é a recomendada por esses órgãos.

      Curtir

  3. vanessappalonso disse:

    Dr. Moisés, sou pesquisadora da área de Ciência de Alimentos e estou terminando um curso de jornalismo científico pela UNICAMP. Estamos elaborando um e-book para contribuir com a divulgação da importância da doação do leite e dos bancos de leite humano. Gostaria da sua autorização para divulgar seu trabalho (perfil e divulgação) realizado no blog e facebook, no e-book! Aguardo um contato! Meu e-mail: vanessaperezalonso@gmail.com

    Curtir

    1. Obrigado pela confiança, vanessappalonso. Desculpe ver essa sua questão somente agora e nem sei se ainda adianta. Não vejo problemas na divulgação do material.

      Curtir

  4. Dalila disse:

    Olá Dr., meu bebê está só mamando no peito. Completou agora 3 meses e está com 61cm e 5kg200. A pediatra disse q o imc dele está baixo e quer q eu dê complemento. Não entendo o porquê dele gamhar pouco peso. Em média ele está ganhando 800 gramas no mês. Não quero desistir de amamentar.

    Curtir

    1. Dalila, não se avalia IMC nessa idade. Esse ganho está mais do que suficiente. Procure apoio em um BANCO DE LEITE e ouça outra opinião em consulta.

      Curtir

  5. Adriana de Castro disse:

    Dr bom dia! Estou com uma duvida. Tenho um bebê de 5 meses e ele está em amamentação exclusiva. Porém eu preciso fazer uma ressonância magnética de crânio devido a fortes dores de cabeça após o parto. Quero saber quanto tempo eu tenho que ficar sem amamentar após o exame e se preciso desprezar o leite nesse período?

    Curtir

    1. Adriana, é necessário saber mais dados sobre o exame. Fale com o laboratório. Eles devem te dar essa informação.

      Curtir

  6. Cintia franca de Sousa disse:

    Dr Moisés , meu fillho tem 2 meses , a uns 15 dias ele começou a mamar , uns 5 minutos e chorar muito isso durante o dia de madrugada e bem cedinho ele mama normal , penso q seja cólica , ele não tem febre , nada que identifique outra dor , o que poderia ser na sua opinião , tentei complementar com leite , ele não chora

    Curtir

    1. Cintia,mantenha o aleitamento materno exclusivo, em livre-demanda, sem oferecer fórmulas ou complementos. Fale com seu pediatra. Pode ser cólicas e outro leite só vai piorar.

      Curtir

  7. Monica Pamplona disse:

    Nao tengo dúvidas … só queria dizer que vc é demais ppr se propor a responder a todos e nos ajudar com seu conhecimento! O mundo precisa de mais médicos assim! Obrigada!

    Curtir

    1. Obrigado, Monica. Essa é mesmo a nossa meta. Informação.

      Curtir

  8. Sandra Hipólito Cavalcanti disse:

    Adorei seu trabalho
    Outro pediatras e profissionais deveriam levantar essa bandeira
    Muito lindo seu interesse pela Amamentação
    Se todos os pediatras .obstetras e enfermeiros tivesse sua visão teríamos mais bebês saudáveis e menos bebês do intolerância e alergias ao leite de vaca ..parabéns! !!!!👏👏👏👏

    Curtir

    1. Sandra: obrigado!
      Vamos adiante!

      Curtir

  9. valenteandrea disse:

    Dr. Moises, estou muito feliz de te-lo conhecido e, a partir dos 10 meses de vida do meu filho, poder lhe oferecer o melhor suporte médico, que os outros pelos quais passei não nos proporcionaram. Por falta dessa qualidade, lamento muito alguns erros que cometi com o meu bebê, mesmo desconfortável em faze-los, mas por seguir orientações médicas que deveriam ter acalmado e não inquietado o meu instinto materno. Mas, antes tarde do que nunca chegamos à você e com alegria e alívio em nossos corações de pais inexperientes, seguiremos mais confiantes de agora em diante.
    O seu site sobre aleitamento é mais um nessa luta pela amamentação, pelo melhor para nossos filhos, para nossa sociedade e nosso futuro! Parabéns pela iniciativa! Quero fazer parte dessa luta e estou a disposição para ajudar no que for útil, seja uma imagem, um comentário, um compartilhamento…
    Comentei em consulta sobre o assunto e gostaria de sugerir uma pauta sobre escolinhas que apoiem e incentivem o aleitamento materno prolongado. A do meu filho não tolhe, mas faz comentários constrangedores, vindos de quem tem décadas de experiencia em educação infantil. Acho que eles precisam se atualizar… Que tal o seu site chegar nas escolas, dar-lhes ideias de como promover a amamentação sem que isso seja algo que interfira negativamente nas atividades rotineiras da escola? Que tal, tal qual é feito em seu site na aba “dr. moises indica”, indicar escolas que apoiem a causa?
    No meu caso, continuarei amamentando o meu filho mesmo após ele passar do berçário pro ciclo seguinte, no qual ouvi dizer que nunca antes em nenhuma das unidades haviam tido experiencias de mães indo amamentar crianças maiores. Comentários como estou indo mais por mim do que pro bem dele, que pode atrapalhar a rotina deixando outras crianças cujas mães não vão inquietas ou que meu filho pode sofrer achando que vou buscá-lo e o deixo lá mais um período, etc.
    Enquanto forem só comentários e não me impedirem de ir, apesar de descontente com estes, eu continuarei indo fazer o que acho melhor pro meu filho, mas se o constrangimento me incomodar demasiado ou passarem a colocar muitos impecilhos ou chegarem ao ponto de proibirem, eu gostaria muito de ter indicações de outras escolinhas pra onde pudesse transferir o meu filho. Na verdade, preferiria que a dele, que tem vários outros pontos positivos, por isso ele lá está, melhorasse nesse quesito e talvez o seu movimento possa ajudar…
    Mais uma vez obrigada e parabéns pela sua missão de cuidar tão bem da saúde das crianças, de ajudar tantos pais, sejam ou não seus pacientes, já que você torna pública muita informação importante para pais, educadores, cuidadores, e até colegas seus de profissão menos atualizados…
    Um super beijo,

    Curtir

    1. Andrea, seu testemunho é lindo e nos dá vigor!

      Curtir

  10. Edimeia Ribeiro disse:

    Dr. meu bebê tem 15 dias e não ganhou peso aliás perdeu depois da saída da maternidade. Eu amamento de 3 em 3 ou até de 2 em 2 mas ele não dorme. Estou a 15 dias que ele não dorme à noite e fica a noite toda no peito fazendo de chupeta. Hoje o pediatra me disse para entrar com formula entre uma mamada e outra. Ele realmente tem fome eu coloco o dedo na boca dele e ele chupa depois de 1 hora. O sr. pode me atender? Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    1. Edimeia, boa noite.
      O que você gostaria de saber?
      Já foi a um BANCO DE LEITE?
      Já ouviu outro pediatra em consulta?
      Seria interessante avaliar a sua mamada.
      Dr. Moises

      Curtido por 1 pessoa

  11. NILSON DE OLIVEIRA COUTINHO disse:

    Caro Dr. Moises Chencinski.
    Desde que eu soube da polêmica sobre amamentação em público que venho pensando em desenvolver algo que solucione.

    Desenvolvi algo que me parece ideal para tal situação.

    Quer conhecer, para talvez fazermos uma parceria, mesmo que indiretamente, encaminhando para quem possa desenvolver?

    Aguardo.

    Dr. Nilson

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dr. Nilson, sem dúvida, qualquer ajuda pode ser útil. Pode entrar em contato através de meu site, nos formulários de contato. Aguardo. Obrigado.

      Curtido por 1 pessoa

  12. jesiane pereira de souza disse:

    OLA Dr BOA NOITE QUERIA MUITO A SUA AJUDA MEU BEBE ESTA COM 3 MESES E NAO QUER MAIS PEGA MEU PEITO EU INSISTO PARA ELE PEGA TEM HORA QUE ELE DA UMA SUGADINHA DEPOIS JA NAO QUER MAIS DR POR FAVOR ME AJUDE POIS QUERO VOLTA A AMAMENTA MEUBEBE VI A SUA PARTICIPAÇAO DO PROGRAMA MELHOR PRA VOCE NA REDE TV E VI NO DR A AJUDA QUE TANTO PROCURAVA. DESDE JA AGRADEÇO E FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

    Curtido por 1 pessoa

    1. Jesiane, você já falou com seu pediatra? O que ele disse? Tentou buscar ajuda e orientação em um banco de leite? Lá você pode ter essa ajuda também.

      Curtido por 1 pessoa

  13. Olá Moises,

    Parabéns pela iniciativa e pelo blog!
    Assim como você, também posso não ser a pessoa que mais entende ou estuda aleitamento materno, mas, assim como você incentivo minhas pacientes, amigas, colegas médicas e pediatras a amamentarem seus bebês! Também quero entender onde está o problema! E no que precisar de mim estou a disposição para ajudá-lo! Seja como pediatra ou como mãe que ainda amamenta sua bebê de 1 ano e 5 meses! E que com muito orgulho nunca ficou doentinha, nunca foi ao pronto socorro e nunca precisou de antibiotico! Viva o leite materno, seus benefícios e viva aqueles que o promovem!!! #drakarinarinaldo

    Curtido por 2 pessoas

    1. Karina, nós, pediatras, somos responsáveis pela orientação e apouio a essas mães. E, infelizmente, muitos de nós, pediatras, mas muito mais do que gostaríamos, somos responsáveis pelo desmame precoce.
      Essa não é a imagem do pediatra. Se nós buscamos o que é o melhor para as crianças, como podemos não estimular o aleitamento materno, não é mesmo?
      Assim, tanto aqui no blog, como no instagram (@euapoioleitematerno), quanto no perfil do face, no twitter, no youtube, espero que esse movimento ganhe força, para sensibilizar também os profissionais de saude, não só os pediatras, para a necessidade do apoio ao aleitamento materno.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Karina, muito bom saber. Parabéns. Toda ajuda e todo o apoio é sempre bem vindo.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário