Amamentação ligada a uma resposta materna mais forte ao choro do bebê

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um novo estudo, publicado no The Journal of Child Psychology and Psychiatry,  conclui que as mães que alimentam seus bebês exclusivamente com leite materno, em oposição à fórmula, são mais propensas a formar um vínculo emocional com seu filho durante os primeiros meses após o parto.

As mães que amamentavam e participavam do estudo mostraram respostas mais imediatas ao choro do bebê nas regiões cerebrais relacionadas ao comportamento e à empatia do cuidar do que as mães que dependiam da fórmula como principal fonte de alimento do bebê.

Este é o primeiro artigo a examinar os mecanismos neurobiológicos subjacentes como uma função da amamentação e a relacionar a atividade cerebral com comportamentos maternos entre as mães humanas.

Os achados, baseados em imagens de ressonância magnética, sugerem que o aleitamento materno e  fatores associados, tais como altos níveis de hormônios (ocitocina, prolactina), estresse e cultura podem desempenhar um papel importante na atividade cerebral e nos comportamentos parentais durante o período pós-parto.

A pesquisa mostra que até três ou quatro meses após o parto, algumas das regiões cerebrais originalmente observadas um mês após o parto (amígdala, putamen, globus pallidus e giro frontal superior) continuam a ser ativadas e foram correlacionadas com comportamento materno sensível.

Os resultados destacaram a relação entre amamentação, atividade cerebral e comportamentos parentais durante o período pós-parto inicial. É importante para os entes queridos apoiar as mães e ajudá-las a lidar com os desafios relacionados ao aleitamento materno e à parentalidade durante este período. Mães incapazes de amamentar podem se beneficiar de incentivos extras para se envolver em interações sensíveis e cuidar melhor do bebê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s