Por que os bebês amamentados são tão inteligentes?

Diversos estudos, ao longo dos anos, mostraram que as crianças que foram amamentadas têm uma pontuação mais elevada em testes de QI e um desempenho melhor na escola, mas a razão para isso permanecia obscura.

É o tempo de ligação mãe-bebê, algo no próprio leite ou algum atributo invisível das mães que amamentam seus bebês?

Agora, um novo estudo de sociólogos da Universidade de Brigham Young aponta duas habilidades parentais como a verdadeira fonte desse impulso cognitivo: resposta às necessidades emocionais das crianças e a leitura para crianças a partir dos 9 meses de idade. As mães que amamentam tendem a fazer essas duas coisas, defendem os autores do estudo.

De acordo com a análise, as melhorias na sensibilidade aos sinais emocionais infantis e o tempo de leitura para as crianças podem render 2-3 meses de desenvolvimento do cérebro na idade de 4 anos (conforme medição por testes de matemática e leitura). Segundo os autores, se uma criança está à beira da necessidade de educação especial, mesmo um pequeno impulso pode moldar sua trajetória educacional.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores utilizaram um conjunto de dados nacionais de 7.500 mães e seus filhos desde o nascimento até cinco anos de idade. O conjunto de dados é rico, com informações sobre o ambiente doméstico, incluindo o quão cedo e quantas vezes os pais leem para seus filhos. Além disso, cada uma das mães do estudo também participou de atividades gravadas em vídeo com seus filhos. À medida que a criança tentava completar uma tarefa desafiadora, o apoio da mãe e a sensibilidade aos sinais emocionais  do filho eram avaliados.

As crianças no estudo que foram amamentadas por 6 meses ou mais realizaram melhores avaliações de leitura porque também experimentaram melhores  práticas parentais. Ler para uma criança todos os dias, a partir dos 9 meses, e ser sensível às suas  necessidades durante as interações sociais, além da amamentação,  são preditores significativos de prontidão de leitura aos 4 anos de idade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s