Fumar durante a amamentação coloca as crianças em risco de obesidade

As crianças de mães que fumam durante a amamentação são mais propensas a desenvolver problemas de saúde graves, como obesidade,  hipotireoidismo,  diabetes e  doença cardiovascular, mais tarde na vida, de acordo com nova pesquisa feita em ratos. Os cientistas estão chamando a atenção das novas mães sobre os efeitos,  em longo prazo, da exposição à nicotina sobre a saúde das crianças.

O estudo, publicado no Journal of Endocrinology, foi realizado em ratos que foram equipados com implantes de nicotina para imitar o efeito do tabagismo durante a amamentação. Os ratos amamentaram seus filhos normalmente e a saúde da prole foi monitorada até a idade adulta. A prole adulta desenvolveu obesidade e hipotireoidismo, enquanto os ratos criados por mães, sem o implante de nicotina, permaneceram saudáveis.

Pesquisas anteriores já mostraram uma ligação entre obesidade e exposição à nicotina durante a amamentação, em humanos. Este estudo foi realizado em ratos, de modo que a ligação pôde ser estudada a nível molecular.

Os pesquisadores do Rio de Janeiro se aprofundaram na questão que a nicotina tem efeitos duradouros sobre a saúde da prole. Eles descobriram que a exposição à nicotina causou diminuição dos níveis de hormônio da tireoide e resistência ao hormônio leptina, que nos diz quando é hora de parar de comer. Os pesquisadores supõem que o fumo, em mães humanas, afeta a saúde das crianças da mesma maneira.

Segundo os autores da pesquisa, mesmo em um pequeno período de exposição à nicotina durante a amamentação, é possível danificar permanentemente o futuro da saúde de uma criança. Futuros trabalhos sobre este estudo irão investigar o potencial de dependência de nicotina e os efeitos neurológicos do hábito de fumar durante a amamentação na prole.

Os autores do trabalho estão fazendo lobby para mudanças no aconselhamento para as novas mães afirmando que “fumar durante a amamentação pode ser tão perigoso para a descendência como o tabagismo durante a gravidez”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s