Amamentação pode reduzir o risco de leucemia infantil

A amamentação por seis meses está associada com um menor risco de leucemia infantil em comparação com crianças que nunca foram amamentadas ou que foram amamentadas por um período mais curto, defende um artigo publicado on-line pelo JAMA Pediatrics.

A leucemia é o câncer mais comum na infância e representa cerca de 30% de todos os tipos nessa fase da vida. Ainda assim, pouco se sabe sobre a sua causa.

O leite materno foi concebido para atender exclusivamente todas as necessidades nutricionais dos lactentes. Segundo as recomendações atuais, o aleitamento materno exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida, otimiza o crescimento, o desenvolvimento e a saúde.

Os pesquisadores fizeram uma revisão de 18 estudos sobre a associação entre a amamentação e a leucemia infantil e encontraram que a amamentação por seis meses ou mais está associada a um risco 19% menor em comparação com nenhuma amamentação ou uma amamentação por um período mais curto de tempo. Uma análise separada de 15 estudos descobriu que ser amamentado, em comparação com nunca ter sido amamentado, foi associado a um risco 11% menor de leucemia infantil.

Os autores sugerem vários mecanismos biológicos de como o leite materno pode explicar esses resultados. O leite materno contém muitos componentes imunologicamente ativos e mecanismos anti-inflamatórios de defesa que influenciam o desenvolvimento do sistema imunológico de uma criança.

Uma vez que o objetivo principal da saúde pública é a prevenção de morbidade, os profissionais de saúde devem compreender os potenciais benefícios da amamentação.

Esses fatos também devem ser comunicados abertamente ao público em geral, não só para as mães, para que a amamentação possa ser mais socialmente aceita e facilitada.

Além disso, mais estudos de alta qualidade são necessários para esclarecer os mecanismos biológicos subjacentes a esta associação entre amamentação e menor leucemia e morbidade infantil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s