Mãe fala com honestidade sobre a amamentação de gemelares

Uma mãe Califórnia está “fazendo barulho” entre as mulheres que amamentam. Suas postagens no Instagram são testemunhos das dificuldades da amamentação de gêmeos.

A diretora de arte, Elaina Bellis, deu à luz filhas gêmeas idênticas, Quincy Kay e Rowe James, em março. Na semana passada, ela postou uma foto de si mesma amamentando as duas ao mesmo tempo no Instagram, juntamente com uma legenda poderosa:

Sem título

“Eu tentei de tudo ao meu alcance para manter a oferta de leite para minhas meninas”, escreveu ela na legenda, acrescentando que sua jornada de amamentação incluiu “bombeamento, consultores de lactação, chá com leite, vitaminas, fórmula para os mamilos, horas e horas de sofrimento à noite, colapsos emocionais até não conseguir entender porque meu corpo não poderia oferecer a quantidade de leite apropriada para as duas no último mês”.

“Devido ao trauma do meu parto e ao excesso de fluidos no meu corpo, minhas mamas não são capazes de fornecer leite suficiente para um bebê, quanto mais para dois”, a mãe continuou. “Eu nunca pensei que teria problemas na amamentação e percebo agora que fiz absolutamente o melhor que poderia ter feito”.

Determinada a nutrir suas bebês com leite materno, a mãe vem alimentando suas  meninas com leite doado por amigos generosos, a quem ela agradeceu na legenda da foto (vale lembrar que essa não é uma prática recomendada aqui no Brasil – amamentação cruzada). Ela também observou que ela é capaz de bombear cerca de 30 gramas de seu próprio leite materno a cada dia.

Bellis disse que espera que seu caso possa ajudar a ampliar a conversa em torno dos desafios da amamentação de gêmeos. “Eu acho que as pessoas não falam sobre como a amamentação pode ser dura e se você pode amamentar seus bebês, você é incrivelmente sortuda”, escreveu ela.

Colocando sua jornada em perspectiva, ela concluiu: “Tudo o que posso dar-lhes é o meu amor e isso é mais importante”.

Bellis disse ao The Huffington Post que decidiu postar a foto e a legenda para mostrar às pessoas “o que era a amamentação de gemelares realmente”. Ser honesta e vulnerável na mídia social deu-lhe força, em 2015, depois que ela deu à luz um menino natimorto. Ela abriu o jogo sobre a experiência on-line e outras mulheres que tinham passado pela mesma experiência compartilharam suas histórias com ela.

Sobre seu post recente, ela diz que “só queria compartilhar a minha verdade sobre o que estava realmente acontecendo. Eu estava muito feliz de ver minhas gêmeas lindas e saudáveis, mas também estava lutando emocionalmente por não ser capaz de alimentá-las”.

Com seu feed de notícias de redes sociais repleto de fotos de mães amamentando, ela sentiu admiração pelas mães que conseguiam fazer o que ela não conseguia, mas também “culpa e pressão”, pois era incapaz de fazer o mesmo. “Eu estava tendo um colapso emocional a cada noite”, disse ela.

Foi então que Bellis decidiu participar da discussão, falando francamente de suas lutas em relação ao aleitamento materno e decidiu mudar a conversa sobre a “beleza da amamentação” com sua própria foto.

A foto de Bellis no Instagram já recebeu mais de 6.000 curtidas e a seção de comentários é preenchida com mensagens de apoio e conselhos de mães que passaram por lutas semelhantes.

Muitas mães também compartilharam suas próprias experiências. Bellis descreve a resposta como “esmagadora”, mas boa. “Eu acho muito bom que todas essas mulheres se sintam compelidas a ser vulneráveis através do meu post. Eu não estava esperando por tantas reações”.

O poder da honestidade é incrível.

Deixe um comentário

