Amamentação pode ajudar a diminuir o risco crescente de câncer de mama em mulheres negras

Um novo relatório da Sociedade Americana de Câncer mostra que as mulheres negras estão agora tão suscetíveis quanto as mulheres brancas de serem diagnosticadas com câncer de mama. Já sabíamos, há algum tempo, que as mulheres negras são mais propensas do que todas as outras de outras etnias a esse diagnóstico em uma idade mais jovem e com a doença em um estágio mais avançado. Mulheres negras também têm muito mais probabilidade de morrer de câncer de mama do que qualquer outro grupo de mulheres.

Os novos dados chamam mais atenção para a situação já grave do câncer de mama para as mulheres negras. Como médico, conheço muito bem as muitas barreiras sociais e econômicas e como é crítico o acesso à educação sobre os fatores de risco e o apoio necessário para reduzir esses fatores de risco.

A boa notícia trazida pela pesquisa: há muitas atitudes que as mulheres negras podem tomar para inverter o risco de câncer de mama, como manter um peso saudável e fazer exercícios regulares, que são passos de redução de risco bem conhecidos.

Para mulheres negras que estão na pré-menopausa e considerando ter filhos, há mais um passo importante: a amamentação pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, incluindo os tipos mais agressivos, onde as opções de tratamento são limitadas.

A combinação de manter um peso saudável, fazer exercícios regulares, e – se possível –  amamentar pode ajudar as mulheres negras a reduzir o risco de câncer de mama e fornecer proteção significativa contra as formas mais agressivas da doença. Estas medidas não se aplicam apenas às mulheres negras. As mesmas medidas irão ajudar todas as mulheres a reduzir o seu risco de desenvolver esta doença devastadora.

Você já sabia que a amamentação é um fator de proteção contra o câncer de mama?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s