Em defesa da “brelfie”

m1iranda-600x420

Eu vou admitir: quando eu ouvi pela primeira vez a palavra brelfie, minha reação inicial foi de estranheza. O que seria um brelfie? Eu não sou realmente um fã de selfies, então brelfie soou mal para mim. Mas, eu estou aqui para dizer que a brelfie é uma coisa boa.

Então, o que é uma brelfie? É uma selfie de amamentação. Sim, isso mesmo, uma mãe tira uma selfie (de si mesma, lógico… rsrsrs) durante a amamentação e temos uma brelfie.  A brelfie tem sido  assunto na mídia recentemente. Com atrizes como Alyssa Milano e supermodelos postando suas brelfies, você é obrigado a acompanhar a discussão sobre o assunto.

Tradicionalmente, as mães que amamentam se sentem envergonhadas e perseguidas por amamentar em público. O movimento das brelfies começou como forma de apoiar as mães que amamentam, colocando em foco a normalidade e a naturalidade de amamentar em público. A amamentação em público é algo tão natural que a mãe, se quiser, deve ter a liberdade de fotografar esse momento e compartilhá-lo.

Agora, estou ouvindo rumores de que as mães de mamadeira sentem que elas estão sendo excluídas da postagem das brelfies. Algumas estão até fazendo campanha contra as brelfies. Mas, eu tenho que perguntar: Por quê? Tem alguém chateado em ver as mulheres que dão mamadeira em fotos com seus bebês? Não. Se as que fazem brelfies cederem, estaremos entregues a um mundo de fórmulas ao deixar o hospital e a amamentar apenas com uma capa de chuva cobrindo mães e bebês.

Você acha que eu estou exagerando? Faça o teste! Sempre que uma imagem de uma mãe amamentando é postada ou um artigo sobre um incidente em relação à amamentação em público é escrito, você precisa ler os comentários sobre a postagem com atenção. Os comentários visando envergonhar mães por alimentarem seus bebês são inúmeros.

Fotógrafa comemora o aleitamento materno, apesar dos inimigos virtuais…

Não vamos aceitar comentários como esses:

  • “A amamentação é intimista e deve ser mantida atrás de portas fechadas…”;
  • “Não é decente amamentar e tirar brelfies…”;
  • “Pense nas pessoas ao seu redor e seja atenciosa, tampe esses peitos…”;
  • “Só porque você pode amamentar você pensa que é superior, você não precisa ostentar…”;
  • “É claro que ela está fazendo isso apenas para chamar a atenção…”.

Bem esses comentários, esses pensamentos, eles são a razão exata para que as brelfies sejam necessárias. Você pode não acreditar, mas essas palavras afetam as mães. E muito!

Nós todos sabemos agora que a amamentação é norma biológica, é recomendada por todas as associações médicas, mas a mudança social não acontece de um dia para o outro. É muito importante mostrar para as mulheres, em todos os lugares, que a amamentação é normal, não há nenhuma razão para se sentir envergonhada ou desconfortável em alimentar seu bebê em público. A mulher não tem que se cobrir. Neste sentido, as brelfies têm papel fundamental. Eles estabelecem que a amamentação é uma parte normal dos cuidados com o bebê. A alimentação do bebê é normal e pode ser vista.

Mesmo assim, uma mãe que não se sentir confortável, não é obrigada a amamentar em público, expondo ou não os seios nesse momento. Ela não será “menos mãe” por conta disso.

Já ouvi também pessoas insinuarem que as brelfies vão ser embaraçosas para a criança, mais tarde na vida, ou que há algo impróprio sobre isso. Não. Mais uma vez, não é diferente de alimentar o bebê com uma mamadeira e tirar uma foto. A mãe está alimentando o bebê. O excesso de sexualização das mamas em nossa sociedade causou outros sentimentos e pensamentos, mas eles não estão enraizados na realidade do ato de amamentar.

As mulheres precisam ver as brelfies. Elas precisam ver o aleitamento materno para que elas saibam como fazê-lo. As crianças precisam ver isso para que elas saibam que é normal um bebê mamar. Precisamos apoiar essa iniciativa. A vergonha tem que acabar. Sabemos que o aleitamento materno está aqui para ficar e tem a brelfie como aliada. Acho melhor o público se acostumar com isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s