Amamentação e boa forma

slide_360645_4037162_free

A amamentação é apontada como uma maneira de ajudar as novas mães a perderem peso após o parto. Mas o melhor ainda pode estar por vir: a amamentação também pode ajudar as mães a manter o peso mais baixo, mesmo décadas depois do parto, segundo sugere um estudo inglês, publicado no publicado no International Journal of Obesity.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tiveram filhos tendem a ter maiores índices de massa corporal, no futuro, em comparação com mulheres sem filhos. No entanto, eles associaram cada seis meses de amamentação com uma queda de 0,22 no IMC das mulheres entre 50-60 anos. Isso se traduz em uma queda de 1% no IMC, para cada seis meses de amamentação, disseram os pesquisadores.

Já sabemos que a amamentação é melhor para os bebês, mas este estudo acrescenta peso a um corpo crescente de evidências de que os benefícios se estendem para as mães, mesmo 30 anos depois que elas deram à luz.

Perda de peso e aleitamento

Bobrow e seus colegas coletaram dados de 741 mil mulheres que integraram o Million Women Study, realizado na Inglaterra e na Escócia entre 1996 e 2001. Como parte desse estudo, as mulheres relataram o número de gestações, quanto tempo amamentaram, o IMC e outros fatores conhecidos por afetar o peso, bem como tabagismo ou atividade física. A média de idade das mulheres no momento do estudo era de 57,5 anos​​.

Das 741 mil mulheres, 88% tiveram pelo menos um filho, e 70% dessas mães relataram ter amamentado por pelo menos algum tempo. A duração média do aleitamento materno foi de 3,1 meses por cada filho.

Entre as mulheres com o mesmo número de filhos, aquelas que tinham amamentado tinham os IMCs mais baixos. Os pesquisadores também observaram que as mulheres com mais filhos são mais propensas a ter amamentado pelo menos um deles.

Perder peso durante o período de pós-parto, no prazo de seis meses a um ano após o nascimento, é crítico, porque as mulheres que não perdem o “peso do bebê” tem uma chance maior de levar esse peso extra por toda a vida.

As mulheres que optam por não amamentar ou não podem amamentar devem se concentrar na perda de peso durante o período do pós-parto.

O aleitamento materno e a saúde

A amamentação traz benefícios além de queimar calorias. Ela regula os hormônios femininos, reduzindo o risco de câncer de mama ou de câncer de ovário.

Os pesquisadores observaram que as mulheres sem filhos, participantes do estudo, tinham IMC médios mais baixos do que as mães que amamentaram por mais de 10 meses.

A diminuição de peso, mesmo que modesta, pode melhorar a saúde, segundo os pesquisadores. Estudos prospectivos demonstraram que um aumento do IMC de 1% é equivalente a um aumento de 1% no risco de morrer de qualquer causa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s