05 desafios que as mães que amamentam enfrentam quando retornam ao trabalho

slide_360645_4037172_free

Desafio 1: Entendendo o tipo de equipamento que você vai precisar.

A mulher deve amamentar o bebê até o dia de voltar a trabalhar, mas precisa se programar e começar a estocar leite quinze dias antes disso, para poder continuar a oferecer o leite materno quando retomar a vida profissional. Há muitas bombas diferentes para retirar leite das mamas. É importante avaliar as suas necessidades, pois uma mesma bomba não serve para todas as mulheres. Faça sua própria pesquisa, peça a opinião do pediatra e compre a bomba mais adequada para você.

Desafio 2: Negociação com o seu empregador.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o poder público, as instituições e os empregadores devem oferecer condições adequadas ao aleitamento materno para todas as mulheres. Isso significa que as mulheres que trabalham fora têm direito a amamentar seus filhos mesmo nas horas que estão trabalhando. A funcionária que ainda não tem o direito à licença-maternidade de 180 dias tem o direito de retornar ao trabalho e fazer dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar o bebê até ele completar seis meses de idade. Os pais adotivos têm os mesmos direitos que os pais legítimos. Também é determinado por lei que qualquer empresa onde trabalhem 30 mulheres ou mais tenha uma creche ou berçário. Se a empresa não tiver essa opção, a funcionária pode sair do serviço para amamentar seu filho em casa. Não hesite em contar com o apoio do setor de Recursos Humanos para ajudá-la com essa conversa, pois esse é o trabalho deles. Antes de falar com o seu empregador, compreenda bem os seus direitos como uma nova mãe.

Desafio 3: Retorno a uma indústria predominantemente masculina.

Mesmo em um mundo onde as mães são o segmento de mais rápido crescimento da força de trabalho, há muitas indústrias que ainda são dominadas por homens. E a nova mãe pode se deparar com situações embaraçosas ou desagradáveis​​, tais como a necessidade de sair de uma reunião importante para retirar seu leite. Tenha uma conversa com seu chefe ou com um representante do setor de Recursos Humanos para discutir essas necessidades e lembre-se que a amamentação é uma atitude normal e saudável, boa para o seu bebê.

Desafio 4: Conhecendo o ABC da amamentação e do bombeamento de leite.

A amamentação nem sempre é intuitiva. Novas mães muitas vezes esbarram em questões tais como a ‘pega do bebê’ ou o estabelecimento de uma rotina de aleitamento. Ao introduzir o tema ‘bomba de leite’ na conversa, será preciso aprender muitas coisas novas, portanto, eduque-se e busque informações com o pediatra. Há também muito conteúdo on-line com dicas úteis.

Desafio 5: Planeje o primeiro dia de volta ao trabalho.

Retornar ao trabalho pode ser uma dura realidade. Planeje tudo com antecedência. Tente agendar o seu primeiro dia de volta ao trabalho para uma quarta ou quinta. Com a primeira semana curta, com um fim de semana se aproximando,  a  transição pode ficar mais suave. Pratique em casa, usando roupas de fácil acesso para que você não perca nenhum de seus intervalos de bombeamento, que são geralmente de 15 minutos. Por fim, o aleitamento materno é uma viagem de curto prazo que traz benefícios de longo prazo. Se a mãe tiver qualquer contratempo ao longo do caminho, é importante que ela saiba que a retirada e o armazenamento de leite não vão durar a vida toda. Esta é uma situação transitória. Estar preparada para isso permitirá a ela maximizar os benefícios da amamentação. Para não se sentir sozinha e trocar experiências com mulheres que passam pela mesma situação, existem comunidades de mães, presenciais ou on-line. Participe! Não se sentir sozinha, sem respaldo, é fundamental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s