Com atrizes e corpos “perfeitos”, campanha de amamentação é alvo de críticas no México

Vacinacao_3

Recentemente, o governo mexicano lançou uma campanha publicitária com a ideia de estimular a amamentação no país. No entanto, a ação, divulgada em pôsteres com atrizes de topless, levando o slogan “Não dê as costas para eles, dê o seu peito” foi alvo de grandes críticas por profissionais da saúde e, principalmente, ativistas.

Segundo os críticos, as imagens além de sexualizar as mulheres, também culpa as que não tiveram a chance de amamentar, ao invés de simplesmente mostrar os benefícios do leite materno. Outro ponto questionado é a imagem de mães que “acabaram de dar à luz” com uma barriga chapada e esteticamente perfeita como a das atrizes.

Amamentação em números 

Os índices de amamentação apresentados no México estão entre os mais baixos da América Latina. Segundo pesquisa, apenas 14% das mulheres deram de mamar para seus filhos nos primeiros seis meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Além disso, estudos recentes apontam que a amamentação pode ajudar a diminuir o risco de obesidade na infância e o câncer de mama, problemas em ascensão no país.

Algumas razões para o déficit está diretamente ligado à nutrição incorreta, a falta de licença para tempo suficiente (12 semanas, em média) e, para finalizar, muitas mulheres são proibidas de amamentar ou bombear leite no trabalho.

Exemplo a ser seguido

Países como Colômbia e Brasil foram citados como exemplos de campanhas que obtiveram resultados positivos. Nos últimos anos conseguiram reverter a queda da amamentação, por meio de publicidades que tinham como foco o leite de fórmula e anúncios que destacavam os benefícios nutricionais do alimento.

FONTE: CATRACA LIVRE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s