Causas para o desmame precoce

slide_360645_4037161_free

Um trabalho realizado por pesquisadores da Califórnia, publicado no Pediatrics, analisando 532 gestantes primíparas aos 0, 3, 7, 14, 30 e 609 dias pós-parto, através de 2946 entrevistas, detectou cerca de 4179 dúvidas e questões relacionadas ao aleitamento materno.

Cerca de 92% das participantes  relataram mais de uma dúvida no 3º dia pós-parto, sendo que as principais se relacionavam ao bebê sendo alimentado no seio (52%), dor na amamentação (44%) e quantidade de leite (40%).

Sabe-se que qualquer dúvida ou questão não esclarecida a respeito do aleitamento materno no pós-parto está intimamente ligada ao desmame (suspensão do aleitamento) e ao uso do fórmulas infantis, com pico no 3º dia pós-parto.

Aos 7 dias de vida, a maior causa da suspensão do aleitamento diz respeito à dificuldade de amamentar o bebê (32%) e aos 14 dias, as dúvidas sobre a quantidade de leite (23%).

As conclusões nada surpreendentes desse estudo foram que as preocupações e dúvidas sobre o aleitamento materno são muito prevalentes e associadas à suspensão precoce da amamentação. À estas questões deveriam ser dadas atenção prioritária e esclarecimento a respeito das técnicas e quantidade de leite materno, especialmente nos primeiros 14 dias de vida.

Dessa forma, é necessário melhorar as orientações dos profissionais durante o pré-natal e na maternidade no que diz respeito ao estímulo ao aleitamento materno. Essa atitude deve ser seguida de uma primeira consulta com o pediatra que não deve ultrapassar os 7 dias de vida para tentar minimizar os questionamentos e os riscos de um desmame precoce.

Esse é um dos muitos passos possíveis e viáveis para protegermos essa geração que deve viver 100 anos, segundo o desejo e o empenho da Sociedade Brasileira de Pediatria, mas que sejam 100 anos de saúde plena!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s