Projeto retrata amamentação e questiona ocupação do espaço público

rita600

A jornalista portuguesa Catarina Beato é mãe de dois, solteira, portuguesa e, segundo ela, mamífera. Juntou-se ao fotográfo Tiago Figueiredo para construir o site Loove (os dois “o”s formam um par de mamas no logo do projeto) que trata da amamentação e da relação que as mães desenvolvem com seus filhos, pares, espaços e sociedade.

“Amamentar é muito mais que alimentar. São muitos verbos que aqui cabem. Na verdade, amamentar não devia ser um verbo, nem sequer um nome comum, como mama. Seria um nome coletivo para tudo aquilo que uma mãe transporta: mimo, proteção, cumplicidade, sustento. Amamentar é um sinônimo de amor”, explica o site do Loove, sobre sua missão.

Para dar conta da tarefa, Catarina e Tiago saíram atrás de mães e resolveram contar suas histórias, que estão compiladas no Loove junto com uma série de  lindas fotos, que mostram a relação com seus filhos, cenas de amamentação, passeios e até um inusitado ensaio no Estádio da Luz, sede do clube português Benfica, ou nas palavras da Rita, “ Era juntar o meu amor mais antigo com o mais recente (e ainda mais avassalador, assumo, desculpa Benfica)”.

Recentemente, uma brasileira entrou no rol das mães fotografadas pelo projeto. Mora em São Paulo, e apesar das dificuldades, quer poder amamentar sua filha onde quer que esteja. A primeira mãe fotografada pelo Loove no país, Letícia considera a cidade pouco “family friendly” e aceitou o convite de ser fotográfada em lugares públicos da cidade, como o metrô. “Amamentar é isso, é parte da vida, e se a vida é urbana, então amamentar é urbano também”, conta a mãe no site do projeto.

Recentemente, o Loove entrou em contato com a Princesa Kate Middleton, do Reino Unido, para propor um ensaio da sua intimidade materna com o filho George, herdeiro do trono. Enquanto eles não aceitam, confira abaixo algumas fotos do projeto e acesse o site para saber mais.

FONTE: PORTAL APRENDIZ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s