Posições que facilitam amamentar…

slide_360645_4037169_free

A pega do seio deve ser feita de forma adequada pelo bebê. Ele não mama o bico do seio. Ele suga com a pega desde a aréola (a parte mais escura da mama) até o mamilo que fica no céu da boca (não ocorre o atrito do bico do seio com a língua ou gengiva do bebê). Quando essa pega não é adequada (com atrito da língua, da gengiva e a sucção “errada” do bebê) pode acontecer a fissura (rachadura) da mama ou até do mamilo.

O uso de alguns produtos na mama, a umidade provocada pela não higienização ou proteção da mama nessa fase, levando ao aparecimento de fungos (micose), a retirada do bebê do seio enquanto ele está sugando, sem ter terminado de mamar ou o uso inapropriado das bombinhas para retirada de leite podem ser outros fatores que contribuem para a rachadura. Sempre é melhor prevenir do que remediar. Para a proteção contra as rachaduras alguns cuidados simples podem ser tomados:

– Estar atentos à pega e à posição adequadas para o bebê mamar;

– Manter a mama e os mamilos secos e protegidos após cada mamada;

– Quando a mama estiver muito cheia, retirar um pouco de leite antes de o bebê mamar para que ele consiga a pega no local adequado, sem dificuldades;

– Não retirar o bebê abruptamente do seio, enquanto ele ainda estiver mamando;

– Após a mamada, se ainda tiver leite na mama, retirá-lo de forma adequada evitando, assim, uma possível mastite (empedrar e infeccionar).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s