Semana Mundial de Aleitamento Materno

AMAMENTARE

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano: Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno! destaca a importância dos Grupos de Mães ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação. Isto porque mesmo quando as mães têm um bom começo na sua experiência de amamentar, muitas vezes, semanas ou meses depois do parto deixam de amamentar baixando as taxas de amamentação globalmente. Quando as mães não frequentam centros de saúde, não recebem aconselhamento comunitário ou a orientação pediátrica adequada sobre a importância do aleitamento, elas facilmente abandonam este prática.

O apoio para manter a amamentação, cerne da campanha, pode ser realizado de muitas formas. Tradicionalmente, a família oferece suporte à mulher que está amamentando. Porém, em cada sociedade, em particular com a urbanização crescente, é necessário ampliar este círculo de apoio, que pode ser formado por profissionais de saúde capacitados, conselheiros em amamentação, líderes da comunidade, amigas que também são mães e pelos pais e/ou companheiros.

Os Grupos de Mães (ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação) apresentam uma ótima relação de custo e benefício. São uma maneira produtiva de se chegar a muitas mulheres de forma mais frequente. Podem ser organizados por qualquer pessoa da comunidade que esteja capacitada no apoio às mães. Geralmente, são estas pessoas treinadas e disponíveis que abrem canais de comunicação para canalizar perguntas e temas de amamentação que as mães tenham interesse. A chave para uma boa prática de amamentação é ter apoio diário permanente em casa e na comunidade. Um exemplo de um Grupo de Mães bem sucedido é o Grupo Aleitamento Materno Solidário do Facebook. Atualmente, o grupo reúne mais de 6 mil membros e conta com o auxílio de profissionais aptos a responder às dúvidas das mães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s