Como retirar, armazenar e oferecer o leite materno

Human_Breastmilk_-_Foremilk_and_Hindmilk

Como retirar o leite?  

A retirada manual do leite das mamas é chamada de ordenha. Ela deve ser realizada quando a mãe tem leite em excesso, quando a mãe e o bebê não podem ficar juntos – seja por motivos de saúde ou de distância física, trabalho -, quando o bebê apresenta dificuldade de sugar ou mamar adequadamente, ou quando a mãe deseja doar o excedente de seu leite.

Para realizar a ordenha, escolha um lugar limpo e tranqüilo, prenda bem os cabelos e use uma touca de banho ou pano amarrado, e proteja a boca e o nariz com máscara, pano ou fralda. Também deixe preparado um vasilhame para estocar seu leite, de preferência um frasco com tampa plástica, fervido por 15 minutos para esterilizar.

Em seguida, massageie seu peito com a ponta dos dedos das mãos bem limpas, iniciando na região mais próxima da aréola, indo até a mais distante do peito, apoiando-o com sua outra mão. Massageie por mais tempo as áreas mais doloridas.

Depois, apóie a ponta dos dedos (polegar e indicador) acima e abaixo da aréola, comprimindo o peito contra o tórax, fazendo movimentos rítmicos, como se tentasse aproximar as pontas dos dedos, sem deslizar na pele. É importante que você despreze os primeiros jatos e guarde o restante no recipiente preparado.

Como fazer para conservar o leite estocado? 

Após retirar o leite, você deve guardá-lo em um frasco limpo e bem tampado. Deve manter o leite sob refrigeração, em geladeira, freezer ou, se não houver essa possibilidade, manter em isopor com gelo.

O leite materno pode ser conservado sem estragar, à temperatura ambiente, por até 6 horas. Na geladeira, pode ser conservado por 24h, e no congelador ou freezer, por 15 dias. Ele deve ficar o menos tempo possível exposto à temperatura ambiente.

Caso você deseje doar o excesso de seu leite a um Banco de Leite Humano (BLH), congele-o imediatamente após a extração.

Para ser oferecido ao bebê, o leite deve ser descongelado e aquecido no próprio frasco, em banho-maria. Não o descongele em microondas e não ferva. O leite aquecido que não foi usado deve ser jogado fora.

Caso o armazenamento do leite não seja possível, é importante que, para você manter sua produção de leite, você apenas retire seu leite e o jogue fora.

Há alguns sites interessantes, com imagens que pode ajudar a visualização e facilitar a execução da ordenha e armazenamento.

No site da Sociedade Brasileira de Pediatria, essa informação além de ser oficial (Departamento de Aleitamento Mateno) está bem ilustrada e explicada de forma simples (como eu gosto de fazer), além de orientar o uso do copinho para oferecer o leite materno armazenado.

E eu achei excelente a frase que abre o texto, por isso reproduzo aqui:

“Toda mulher tem direito a trabalhar, estudar, passear e, continuar amamentando”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s